outras mulheres

(jaçanã altair)

 

                    JAÇANÃ ALTAIR PEREIRA GUERRINI

 

Jaçanã Altair nasceu em São João da Boa Vista em 19 de julho de 1904. Filha de Natanael Pereira e Lília Soares Pereira. Casou-se em 1925 com Leandro Guerrini, em Piracicaba, lá fixando residência. Formou-se professora em São Paulo. Sempre foi professora primária. Introduziu o Teatro de Bonecos nas escolas. Foi poetisa, articulista, contista e oradora.

Artista, amou profundamente a música e o canto, pois possuia bela voz de soprano. Tocava piano, violino, harmônica, violão e bandolim. Foi também professora de esperanto e escritora.

         Escreveu muitos livros. Entre eles, os infantis: Caminhando com as Estrelas e Ursinho Curioso em 1939. Escreveu as novelas Memórias de um colegial e Felipe, é você Felipe?; sobre o folclore e a lenda da Vitória Régia.

         Escreveu também a novela Rosas em flor e uma biografia de Castro Alves chamada Uma Estrela no Céu está Cantando em 1951. Escreveu o romance João Negrinho que em 1958 que tornou-se roteiro do filme de mesmo nome.

         A cidade de Piracicaba homenageou-a, dando seu nome a uma escola pública que hoje chama-se Escola Estadual Professora Jaçanã Altair Pereira Guerrini. Sua cidade natal São João da Boa Vista deu seu nome a Biblioteca Municipal. Faleceu em Piracicaba em 8 de março de 1969.

         É patronesse da Cadeira nº 4 da Academia de Letras de São João da Boa Vista, cuja titular é Maria  Oliveira Costa.


         Sinopse do romance
João Negrinho: “A trajetória e a amizade de dois garotos, um negro, outro branco, em uma fazenda durante o período pré-abolicionista, unidos pelo esforço piedoso de um padre que prega a igualdade das raças e combate as crueldades contra os escravos.”


Conheça mais a saga de João Negrinho

VOLTA