Certa vez, em uma entrevista concedida ao jornal paulistano Página Central, em julho de 1997 - uma de suas últimas antes de morrer -, afirmou que a situação da literatura da época era "bem ruinzinha". Disse ainda que preferia mesmo "os velhos, Drummond, Cabral e Bandeira". Os citados João Cabral de Melo Neto e Manuel Bandeira, além de Drummond, também marcaram seu trabalho. "No Manuel Bandeira ela aprendeu as palavras contadas, a precisão, a só dizer o essencial", explica Arrigucci. "O Bandeira foi o mestre absoluto da palavra essencial, e a Orides é uma poeta da palavra essencial. MÉDIA Meia luz. Não basta?
Carta de Orides para Maria Célia de Campos Marcondes em 1989
Carta ao Soares Feitosa
Sr. Soares Feitosa Agradeço seus trabalhos, de coração. Inda não li com cuidado para poder criticar, desculpe. Deu para perceber que o senhor é um lírico, — até romântico — influenciado pelo modernismo. Mas parei aí. Estou certa? Ah, o papo sobre a Internet é interessante. Não sei nada de computador nem me é possível ter um, mas que é um meio quente para divulgação é. Só espero uma coisa: não estar lá sem saber, acharia chato não ter a informação - mas até o momento isto não me aconteceu inda, creio. Se acontecer, me avise, tá? Sem mais um abraço. Orides Fontela
"Outro aspecto em que Orides se destaca é a síntese, da qual o poema "Média" constitui um bom exemplo. Outro exemplo é o concretíssimo "Herança". Avessa às choramingas, ela usa essa capacidade de dizer muito em poucas palavras para construir essa "Prece" enxuta e tocante, desesperada até, dirigida a uma potestade sem nome, a "Senhora das feras e esferas". (Carlos Machado)
PRECE Senhora Senhora Senhora Senhora -escuta-nos!
HERANÇA Da avó materna: Do pai: Da mãe:
Com a poeta Dora Avanzi "Não havia nenhuma suavidade na leitura dos poemas feita pela própria Orides. Ela lia seus poemas de maneira forte, vigorosa, sincopada. Foi uma experiência reveladora vê-la numa grande cadeira da Livraria Duas Cidades tratando sua poesia com voz incisiva e decidida. Causava um estranhamento saber que aquela energia poética vinha de uma mulher tão frágil e com a saúde debilitada. Penso que ela gostaria de ser lembrada por sua produção poética. Numa entrevista, disse que " o maior bem possível é a poesia". (Donizete Galvão)
Sempre é melhor
|
orides fontela (biografia) |
VOLTA SEGUE |
3 |
1 2 3 4 bibliografia fragmentos frases cronologia
|